TESTE DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO HÍBRIDA DO ALUNO DE ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL -TESTE DE DIAGNÓSTICO DAS PREFERÊNCIAS DE APRENDIZAGEM E DAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DOS ALUNOS DO ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAIS (EFP) NO CONTEXTO DO ENSINO HÍBRIDO
O teste de competências em educação híbrida é uma ferramenta psicométrica concebida para diagnosticar e medir o estilo de aprendizagem preferido e as principais qualidades dos alunos de EFP essenciais para o sucesso na educação híbrida.
O estilo de aprendizagem refere-se à abordagem preferida de um indivíduo para o processo de aprendizagem e desempenha um papel crucial na educação híbrida. A ferramenta avalia quatro estilos de aprendizagem, conforme definido por David Kolb:
1) Divergente (sentir e observar)
2) Assimilador (pensar e observar)
3) Convergente (pensar e fazer)
4) Acomodador (sentir e fazer)
Para além dos estilos de aprendizagem, as competências e cracaterísticas específicas dos alunos das escolas profissionais que participam no ensino híbrido são essenciais para o sucesso deste formato educativo. Essas competências são:
- auto-motivação,
- resolução de problemas,
- persistência,
- adaptabilidade,
- auto-confiança,
- autonomia,
- abertura.
Depois de concluir o teste, o participante recebe um relatório gratuito e detalhado descrevendo o(s) seu(s) estilo(s) de aprendizagem dominante(s), o nível de competências diagnosticadas e dicas de desenvolvimento personalizadas.
O questionário, graças ao procedimento psicométrico utilizado no seu desenvolvimento, é relevante em termos de conteúdo, confiável, padronizado, objetivo e padronizado.
Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.